A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO NÃO PODE PARAR

Desde 1970 a figura inovadora de Dirceo Sironi, fundador da Transportadora Sobre Rodas, sempre foi notada e respeitada pelos profissionais do setor. Responsável pela criação de inúmeras invenções, as quais tornaram o transporte rodoviário nacional mais eficiente, seguro e barato.

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Resolução 631/84 que tratava da circulação das combinações de veículos como: TREMINHÃO E RODOTREM canavieiro, bobineiro, laranjeiros e carvoeiros, não vingou porque o dolly não era seguro, pois não podia rodar a mais de 60 Km/h que perdia a estabilidade. Haviam poucos conjuntos devido ao excesso de burocracia, era até necessário colocar placas ao longo das rodovias indicando veículo longo – 30 metros de comprimento, com trafego do amanhecer ao por do sol.

8; 10; 12,50; 15; 25; 31 e 52 toneladas de carga.

Surge a Lei 7148 de 25 de novembro de 1985 dos 5% de tolerância na pesagem dos veículos de carga assinado por José Sarney e Affonso Camargo.

Baseado no artigo 81 sobre dimensões e artigo 82 sobre pesos, iniciaram-se os testes, (foram de 2 a 3 anos de testes), para o primeiro Romeo e Julieta de 7 eixos, para transporte de 40 toneladas de carga líquida, totalizando 57 toneladas bruta, com 19,80 metros de comprimento que conforme Lei, podia rodar diuturnamente (24 horas), com acompanhamento do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito; dos engenheiros do DEST – Divisão de Engenharia e Segurança de Trânsito, divisão esta pertencente ao antigo DNER que na época era sediada no Rio de Janeiro e das Polícias Rodoviária Federal e Estaduais,para escoamento de safras, basicamente grãos. Estes testes foram liberados somente para Transportadora Sobre Rodas Ltda de Caxias do Sul – RS em parceria com a fábrica de implementos rodoviários A. Guerra S/A, também de Caxias do Sul - RS;

Meados de 88

8; 10; 12,50; 27; 31; 40 e 53 toneladas de carga;

Iniciaram os testes do primeiro e famoso BITREM de 7 eixos de 40 toneladas de carga, 57 toneladas total e 19,80 metros de comprimento, rodando diuturnamente, a GRANDE INVENÇÂO DE DIRCEO SIRONI, onde se conseguiu a liberação das primeiras AET´s – Autorização Especial de Trânsito, com acompanhamento do CONTRAN, do DEST (Rio de Janeiro) vinculado ao antigo DNER e Polícia Rodoviária Federal e Estaduais. Estes testes foram liberados para a Transportadora Sobre Rodas Ltda e A. Guerra S/A.

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